quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Preço das casas continua a baixar

O preço médio da avaliação bancária continua a descer. Em Setembro a queda, face ao mesmo mês do ano passado, foi de 7%, na média do território nacional para 1.027 euros por metro quadrado, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Para continuar a ler clicar aqui.

2 comentários:

  1. O mercado imobiliário nacional enfrenta uma das fases mais difíceis de sempre, levando a um impacto muito forte na economia. O indicador da avaliação bancária é fundamental para quem está à procura de casa para comprar a crédito.
    Como podemos verificar a queda, face ao mesmo mês do ano passado, foi de 7%, na média do território nacional para 1.027 euros por metro quadrado, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
    Os bancos tendem a baixar as avaliações das casas para se salvaguardarem quanto ao risco deste tipo de operação, sendo que por norma, os bancos só emprestam 80% do valor da casa.
    O sector bancário, tem vindo a ter muitas casas (activos imobiliários), o que para a banca não é relevante deter estes imóveis, daí venderem, para fazer face ao financiamento de apenas 80% do valor do imóvel, e aos custos, o que de certa forma leva a uma queda do mercado, porque passa a haver um elevado número de casas à venda, face à procura, verificando-se assim, um desequilíbrio entre a oferta e a procura existente no sector imóvel.
    Atendendo ainda, que o facto de a banca estar a dificultar a concessão de crédito, exigindo às famílias uma taxa de esforço, e um LTV bastante reduzido, e ainda, com uma estabilidade financeira, de modo, a fazer face ao risco da possibilidade de incumprimento, afecta o sector imobiliário, não existindo meios financeiros, para as famílias adquirirem habitação. Sendo que, apenas as famílias com rendimentos acima da média, e sem créditos, consigam adquirir crédito nos dias que decorrem.

    ResponderExcluir
  2. A avaliação bancária dos imóveis é importante no cálculo de um rácio financeiro designado LTV. Este rácio permite ao banco avaliar o risco de uma operação de crédito e assegurar uma margem de segurança em caso de incumprimento.
    A crise que actualmente vivemos é marcada pelo desemprego e pela falta de crédito por parte da banca. Estes dois factores levaram a perda do poder de compra em Portugal e consequentemente à queda do mercado imobiliário. Para além disso nos anos que antecederam à crise houve um grande aumento na construção. Tudo isto levou a um excesso de oferta que levou a uma queda nos preços dos imóveis.
    Em contrapartida estamos a assistir a uma subida no mercado de arrendamento.

    Élio 3476

    ResponderExcluir