"Não podemos criar a ilusão de que um produtor que tenha uma dúzia de vacas vai continuar a produzir leite, porque não vai. Não vai conseguir ser competitivo", avisa Jaime Silva, para quem "é normal que, a curto prazo, passemos de 10 mil para sete mil produtores que produzirão tanto ou mais leite do que hoje".
Para continuar a ler clicar aqui.
De certa forma, podemos aplicar esta situação à banca, em que ao longo dos anos, esta tem vindo a elaborar estratégias de produção, com o objectivo em obter a mesma rentabilidade, mas com menos custos e maior organização.
ResponderExcluirHoje, verificamos que os bancos, comparativamente a alguns anos atrás, têm menos colaboradores nas agências, e mesmo assim têm cada vez um maior número de produção. Como mencionado no texto acima, mesmo havendo menos produtores, consegue-se ter a mesma produção, através de funcionários mais qualificáveis para a área, como com a evolução tecnológica, que permitiu tanto para os bancos, como para os clientes, uma maior facilidade de transacções e de operações, levando a um aumento do volume de negócio. Atendendo, que a diversificação, a abundância de novos produtos, a segmentação de clientes, a qualidade dos serviços prestados aos clientes, bem como, os processos de inovação e as estratégias competitivas, são fundamentais numa empresa produtiva, e levando ainda a que um elevado número de funcionários, não significar elevada produtividade.
Na minha opinião, podemos ainda comparar, a banca portuguesa à banca inglesa, relativamente à produtividade, pois a banca inglesa tem um sistema de aprovação das pessoas que estão nas agências, e só pessoas aprovadas podem vender certos produtos. Isto, em Portugal não se aplica, o que leva, a que a banca inglesa, de grosso modo, seja mais competitiva e consiga obter uma maior produtividade a nível de negócios do que em Portugal, estabelecendo uma maior organização e maior facilidade de colocação de produtos no mercado, e de venda aos seus clientes
A produtividade é a relação entre a produção e os factores de produção utilizados. A produção é definida como os bens produzidos (quantidade de produtos produzidos, neste caso a quantidade de vacas que estes cerca de 3 mil produtores têm não fazem face aos gastos despendidos). No área da banca, o mesmo se aplica, na redução de bancários e agências. Através da segmentação, do cross selling e da evolução tecnológica é preciso menos bancários para realizar as operações, sendo assim menos dispendioso. O que tem impacto na redução de especialistas e em custos para o banco, é o Modelo scoring(de comportamento e aceitação). Este sistema de avaliação de risco não carece de especialistas e requer apenas um funcionário para introduzir a informação.
ResponderExcluir