terça-feira, 27 de novembro de 2012

Literacia financeira

Questionados sobre o conceito de Euribor, apenas 9% dos inquiridos respondem com rigor e apenas 17% revelam saber o significado do spread"
Do Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa promovido pelo Banco de Portugal que pode ser lido na íntegra aqui.

5 comentários:

  1. Seria ótimo que todas as pessoas soubessem gerir o seu património financeiro e tirar o melhor proveito dele, mas não é isso que acontece. Para então, promover o aumento da Literacia Financeira, desde 2008, o Banco de Portugal tem realizado vários projetos para instruir os cidadãos para a necessidade de uma boa gestão financeira. Tendo então elaborado um inquérito para tentar perceber onde a população não tem os conhecimentos de conceitos fundamentais necessários. Segundo os resultados obtidos pelo Banco de Portugal, uma maior parte da população não tem os conhecimentos suficientes para ter uma vida financeira sólida. Daí surgirem várias dívidas, devida a uma má gestão financeira.
    Portanto, cada um deverá agir conscientemente de modo a reunir e obter todos os conhecimentos financeiros necessários, para poder ter uma vida financeira estável. Podendo posteriormente tirar o máximo de proveito do seu património financeiro.
    Se cada cidadão começar a aprofundar os seus conhecimentos financeiros, irá ser o primeiro a obter benefícios. Estando assim inconscientemente a contribuir para um melhor desenvolvimento da economia.

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  2. A literacia financeira consiste num conceito que ultrapassa os conhecimentos financeiros, que muitas vezes surgem associados à gestão das finanças pessoais (organização familiar), que envolvem ainda a forma como esses conhecimentos influenciam os comportamentos e as atitudes dos indivíduos quando tomam as suas decisões.
    É importante a necessidade de propagar a literacia financeira, devido à crescente multiplicidade e complexidade dos produtos financeiros disponíveis. Esta diversidade dificulta a avaliação e a comparação que a maioria dos cidadãos faz. Esta dificuldade é também encontrada nos produtos mais simples e que mais acesso os clientes tem, o crédito e as poupanças.
    A falta de literacia financeira leva a que muitas vezes os clientes possuíam uma fraca capacidade nas decisões financeiras que tomam, o que se reflecte em implicações particulares negativas, numa conjuntura económica que se encontra instável, em que existe uma grande taxa de desemprego e difícil acesso ao crédito.
    A situação económica em que vivemos leva a que este conceito seja de uma extrema importância para os clientes saberem como se organizar nesta situação. É importante a implementação do incentivo à poupança, por forma a prever as necessidades de longo prazo.
    É necessária a sensibilização dos clientes para a adequada avaliação dos empréstimos, no acesso ao crédito. O cliente deve analisar a totalidade dos encargos e o prazo que surgem associados ao crédito e saber qual a melhor decisão a tomar.
    É ainda importante que os clientes analisem e comparem os produtos bancários, segundo critérios objectivos e não se deixar influenciar por opiniões alheias.
    Os inquéritos que têm sido feitos à população sobre a literacia financeira, são um instrumento necessário para que se comece por algum lado a implementar este conceito aos cidadãos. É através desta acção que se ganha uma maior consciência dos comportamentos e atitudes dos indivíduos em questões financeiras. Denota-se que tem ocorrido uma evolução na divulgação da informação financeira.

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  3. A literacia Financeira é um instrumento muito importante na vida dos cidadãos, tendo em atenção que a literacia financeira significa de certa forma uma educação financeira. Assim, todos os cidadãos devem estar formados e informados sobre os mais diversificados temas e conceitos financeiros básicos que se tornam úteis na gestão do seu património, ou seja, na gestão do seu dinheiro, dos bens, como no orçamento familiar.
    Esta Educação Financeira, ajuda os clientes a tomarem as melhores decisões económicas e financeiras que sejam as que se adaptam melhor a cada perfil dos mais diversos clientes, deste modo esta educação contribui para a melhor qualidade de vida do cliente e se este tiver um perfil moderado, sabe desde o início o produto que melhor se adequa a si e não corre riscos desnecessários que possam eventualmente por em causa o seu património.
    Sabendo o que é a Literacia Financeira um dos maiores desafios que se coloca ao setor bancário é o de contribuir para o aumento dos níveis de conhecimentos financeiros e o modo de promover a adoção de comportamentos adequados, de forma a desenvolver o bem estar da população e a estabilidade do sistema financeiro. A literacia Financeira depende de vários fatores, como o perfil do cliente, como a idade do cliente, a etapa que o cliente atravessa na sua vida, pondo isto, os bancos já dispõem atualmente de simuladores da sua página online que os cliente podem utilizar de forma a não correm riscos desnecessários e optarem por escolher as melhores formas de investir, de contrair crédito, considerando que atendendo à conjuntura económica que se vive atualmente o crédito é de difícil acesso mas ao mesmo tempo é muito fácil ficar-se endividado.
    Logo, se os clientes tiverem uma Educação Financeira vão saber o caminho que devem seguir e onde devem investir, e ao mesmo tempo contribui para o desenvolvimento da economia.

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  4. A literacia financeira consiste no conhecimento de tópicos específicos relacionados com assuntos monetários, económicos ou financeiros, e nas medidas individuais que o indivíduo se sente capaz de tomar face aos mesmos. Está assim ligada à habilidade de ler, analisar, gerir e comunicar sobre a condição financeira pessoal e à forma como esta afecta o seu bem-estar material. Inclui também a habilidade de tomar decisões entre escolhas financeiras, discutir assuntos financeiros, acontecimentos na economia global, entre outros assuntos associados a este sector. O Secretário Geral da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) afirmou, em 2005, que “a educação financeira é importante tanto para a segurança dos indivíduos como para a segurança das nações. As sociedades modernas lutam por assegurar a coesão social, enquanto parte integrante do progresso económico. Tal coesão pode ser seriamente afectada por grandes desigualdades na distribuição de riqueza dentro das nações. Uma forma de evitar desigualdades é assegurar que todos participam na criação e distribuição de riqueza... A educação financeira pode ter um papel essencial”. A literacia financeira reflecte assim conhecimentos, atitudes e comportamentos, permite gerir melhor as finanças pessoais, bem como gerir de melhor modo o orçamento familiar. Segundo o Banco de Portugal, a literacia financeira permite aos consumidores melhorarem a compreensão dos produtos financeiros, potenciar os instrumentos de regulamentação da transparência e dos deveres de informação das instituições de crédito e é visto como uma medida de protecção do consumidor. Tendo como consideração um inquérito realizado pelo Banco de Portugal em 2010, analisando a literacia da população portuguesa verifica-se que: responsabilidades no pagamento de empréstimo, identificação de informação num extracto bancário e a relação entre taxa de juro e taxa de inflação são os aspectos mais familiares à população portuguesa; no entanto apresentam falhas no conhecimento relativamente ao modo como a taxa de mercado - Euribor - é formada, qual o conceito de spread e que factores estão associados ao grau de risco de uma aplicação financeira. A importância da literacia financeira actualmente (contexto de crise) reside no facto de transmitir a necessidade que existe por parte dos consumidores de adoptarem práticas de poupança bem como promover o acesso a uma maior diversidade de produtos financeiros sendo que o consumidor, deste modo, tem capacidade para compreender correctamente os riscos associados aos vários instrumentos financeiros e ser capaz de tomar decisões adequadas. Pode também concluir-se que consumidores mais informados e com níveis mais elevados de formação financeira ajudam a fiscalizar os mercados e contribuem para a estabilidade do sistema financeiro ao escolherem os produtos que se adequam ao seu perfil de risco.

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  5. A literacia financeira tem como objectivo promover conhecimentos económicos e financeiros junto dos consumidores, pois ao longo dos tempos a diferença entre clientes informados e clientes não informados aumentou cada vez mais.
    O Banco de Portugal, CMVM e Instituto de Seguros de Portugal, estão a promover um Plano Nacional de Formação Financeira , denominado por Todos Contam, com o objectivo de promover a literacia financeira, começando por explorar as áreas com maiores lacunas, por todo o país.
    O IFB, em concreto os alunos do Curso das turmas F e G 20, estão a criar um projecto que promove a literacia financeira junto dos pais e amigos.
    Uma das coisas mais importantes é desenvolver conhecimentos junto dos consumidores, fazendo assim com que estes consigam gerar poupança e consequentemente riqueza, prepara-los para produtos adequados ao seu perfil de risco, envolve-los no mercado financeiro, contribuindo assim para o desenvolvimento da economia, e para o processo de desalavancagem no que diz respeito aos bancos.
    A nós, futuros bancários, cabe-nos como missão, avaliar cada cliente e perceber as suas maiores dificuldades de compreensão e não deixá-lo sair da nossa frente com a sensação de que este não entendeu metade do que foi dito ,mas mesmo assim acena a cabeça . Cabe-nos a nós bancários ,explicar aos consumidores que atendemos diariamente, conceitos básicos económicos e financeiros.
    A literacia financeira ajuda a desenvolver a economia e interfere no mercado na medida em que o equilibra através do conhecimento adquirido pelo consumidor e que diminui o fosso entre os conhecedores e os não conhecedores.

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