sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A estratégia

O planeamento de uma estratégia comercial pode resumir-se a três perguntas chave que indicam, cada um delas, uma fase fundamental do desenvolvimento do respectivo processo. Estas perguntas chave são as seguintes:
- Onde estamos?
- Para onde queremos ir?
- Como chegaremos até lá?
A resposta à primeira pergunta requer uma análise da situação, tanto interna, dos recursos e capacidades da própria empresa, como externa, do mercado, concorrência e enquadramento, com o fim de determinar as oportunidades e ameaças, assim como os pontos fortes e fracos tanto próprios como da concorrência.
A resposta à segunda questão pressupõe uma definição dos objectivos que a organização pretende alcançar. Finalmente, a resposta à última interrogação implica a determinação dos meios necessários e o desenvolvimento das acções para alcançar os objectivos da organização.
Uma boa formulação da estratégia facilita a respectiva implementação e a obtenção de bons resultados.

6 comentários:

  1. Após análise da empresa através do conhecimento interno e conhecimento externo do mercado, a empresa deve definir uma estratégia que deve ir ao encontro dos seus objectivos. Uma empresa bem sucedida deve ter como objectivo em primeiro lugar a sua sobrevivência e a sua continuidade operacional. A isto deve-se aliar um crescimento sustentável com evolução constante das vendas e com uma rentabilidade adequada. A empresa deve também ter capacidade de inovação de modo a adaptar-se a um mercado em constante transformação e estar preparada para o aparecimento de nova concorrência com novas ideias.
    A estratégia deve visar o acompanhamento dos clientes de maneira a proporcionar sempre melhor produto ou serviço que a concorrência.

    Élio nº 3476

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Genericamente, a estratégia consiste num conjunto de regras e tomada de decisões que dizem respeito à relação entre uma empresa e o seu meio envolvente tendo em consideração os objectivos que pretende atingir, sendo que proporciona à mesma uma visão temporal mais favorável. Geralmente, uma empresa tem como principal foco os seus objectivos a longo prazo. No entanto, ao longo desse processo são definidos objectivos intermédios que dão estabilidade à organização para percorrer o seu “caminho” até ao seu objectivo principal. Deste modo, é importante referir o quão importante é uma estratégia, pois é através dela que as empresas verão os seus resultados alcançados. Na qualidade de alicerce principal na efectivação de objectivos, a estratégia deve ser bem definida e ter em consideração determinados aspectos: pontos fortes e fracos da empresa, oportunidades e ameaças, capacidade e recursos e ponderação dos valores internos e externos. O Planeamento Estratégico estará, pois, condicionado por estes aspectos, podendo apresentar-se como: Planeamento Formal (crescimento rápido e linear desde a posição inicial da empresa até à posição desejada) ou Gestão Incremental (crescimento mais lento, denotando-se melhorias relativamente à posição inicial da empresa, mesmo que pouco significativas). Ao longo da implementação da estratégia pretendida, esta, por motivos internos ou externos, pode não ser realizada e deste modo surgem outras estratégias (estratégias emergentes) que dão continuidade à actividade necessária para concluir o planeamento. Destacando aqui o ambiente actual empresarial, verifica-se a existência de um ambiente concorrencial intenso onde só as empresas capazes de definir estratégias amplas e sustentáveis e de criar vantagens competitivas conseguirão ver os seus resultados alcançados.

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  4. Concordo com o comentário do Jorge.

    Num mercado tão complexo e em constante evolução, as empresas não conseguem sobreviver quando apenas alguns dos gestores estão envolvidos na formulação e implementação de estratégias. A Gestão Estratégica é uma processo que envolve três actividades principais: Análise estratégica, Formulação da estratégia e Implementação da estratégia. A análise estratégica é necessária ao desenvolvimento duma estratégia apropriada e base e todo o processo. A análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças - nossa conhecida como Análise SWOT (Strenghness, Weakness, Opportunities, Threats) - é caracterizada pelo cruzamento entre as forças e fraquezas internas, com as oportunidades e ameaças externas. É desta análise que depende o sucesso da gestão estratégica.Para a completa realização duma estratégia, são necessárias diversas formas de integração. Uma delas é a integração dos elementos existentes dentro da organização, necessários à implementação da estratégia pretendida. Outra forma de integração é ligar as funções aos negócios, os negócios às empresas e as operações internacionais às multinacionais. Mas o mais crítico é integrar os objectivos a curto prazo com os objectivos a longo prazo descritos na missão e visão da organização.

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  5. Após tomarmos conhecimento da indústria, que pode ser influenciada por fatores políticos, geográficos, culturais, entre outros, e da envolvente externa, conseguimos fazer a avaliação estratégica de uma empresa.
    As empresas normalmente recorrem a uma técnica específica para desenvolver e implementar as suas estratégias.
    Esta técnica tem o nome de Análise SWOT (Strenghness, Weakness, Opportunities, Threats) , onde são avaliados Pontos Fortes, Pontos Fracos, Ameaças ou Oportunidades.
    Relacionando todos estes componentes, ou fatores, conseguiremos obter uma conclusão, após a qual é necessário elaborar a Formulação da Estratégia que consiste:
    - Visão, que é o que a organização poderá vir a ser;
    - Missão, que é a razão para a organização existir;
    - Objetivos, que são quais os resultados a atingir e quando;
    - Estratégias, que são planos para atingir os objetivos;
    - Políticas, que são linhas gerais para a tomada de decisão.
    Após a Formulação da Estratégia é necessária a Implementação da Estratégia onde serão efetuados programas, que são atividades necessárias para concluir os planos, orçamentos, para definir os custos dos programas e ainda procedimentos como sequência dos passos para a implementação.
    A Estratégia sem dúvida é um dos elementos mais importantes para uma Empresa, tornando-a conhecida a todos os níveis e acima de tudo aumentando as vendas melhorando assim o negócio, pois apenas as empresas que obtiverem uma estratégia ampla e abrangente, a todo o tipo de público, conseguirão aguentar a concorrência e manter-se no mercado.

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  6. A estratégia que as empresas utilizam são todas baseadas numa análise de mercado, desde a concorrencia, o produto escolhido pela empresa para comercializar, ter em atenção a lei da oferta e da procura , e assim responder as três questões iniciais.
    Basicamente uma empresa necessita de ter um objectivo, os meios para o atingir , e o que fazer depois de os obter. É fundamental uma empresa acompanhar sempre o mercado envolvido, pois os objectivos podem-se alterar consuante os pontos de descontinuidade do mercado. A empresa deve-se essencialmente centrar na sua visão, na sua missão , na sua estratégia e nos seus objectivos.

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