quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Estratégias competitivas


"Os portugueses mudaram de estratégia, deixaram de trabalhar tanto o ''private label'' (a colecção do cliente) e criaram as suas próprias marcas e colecções, com forte aposta na qualidade, no design e na honestidade da capacidade de entrega das encomendas". Quem o diz é o empresário António Santos, 52 anos, que conversou com o i no decorrer da GDS, em Dusseldorf, uma das maiores feiras europeias de calçado , com 30 mil visitantes. Feira essa que bateu o recorde no número de expositores portugueses, com 71 empresas nacionais a mostrarem as suas colecções para a próxima Primavera/Verão.  Para continuar a ler clicar aqui.

3 comentários:

  1. A estratégia competitiva, foi criada por Michael Porter, e tem vindo a ser adotadas pelas empresas, visto terem como base, a concorrência e disputa que uma empresa tem no mercado, de forma a dar resposta às estratégias e posições dos seus competidores, conseguindo deste modo, a obter uma vantagem competitiva sustentável.
    Existem três estratégias competitivas, usadas individualmente ou em conjuntos, para criar uma maior capacidade de suprir as necessidades a longo prazo. A primeira é a estratégia competitiva de custo, ao qual a empresa foca os seus esforços na busca de eficiência produtiva, na ampliação do volume de produção e na minimização de gastos com propaganda, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, e tem no preço um dos principais atrativos para o consumidor. Em segundo lugar, surge a estratégia de diferenciação, que tem como objetivo, um maior investimento por parte das empresas, na imagem, na tecnologia, na distribuição, pesquisa de mercado e qualidade, etc., com a finalidade de criar diferenciais para o consumidor. Por fim, temos a estratégia de foco, que significa escolher um alvo restrito, em que a empresa capta necessidades específicas de um determinado grupo, podendo desta forma, oferecer um produto/serviço considerado único pelos seus clientes. Qualquer estratégia tem os seus riscos, estas não são exceção. O ideal é utilizar as três estratégias, de modo equilibrado para diluir esses riscos.
    Na minha opinião, para além das estratégias competitivas, uma das causas do aumento das exportações no setor do calçado deve-se ao processo de desalavancagem, que favorece o setor, pois permite com que os países do estrangeiro tenham menos custos ao importarem a Portugal (“Com o acesso mais restrito ao crédito e a falta de liquidez, as grandes marcas pedem encomendas mais pequenas, o que colide com a imposição dos exportadores chineses, que só aceitam grandes encomendas”). Por outro lado, o programa de recapitalização da Troika, favorecem as exportações, pois grande parte desses fundos dedica-se a financiar os bancos para que estes possam, por sua vez, financiar os setores de atividade que têm em vista a exportação. As exportações são tidas como uma das principais soluções para esta crise, que tende a agravar-se em 2013.

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  2. A formulação de uma estratégia competitiva é relacionar uma companhia ao seu meio ambiente. Porter argumenta que o grau de concorrência em uma indústria depende de cinco forças competitivas básicas, que são: Fornecedores, Entrantes Potenciais, Concorrentes estabelecidos, Compradores, Produtos Substitutos.
    Liderança
    custo total, diferenciação
    A liderança no custo total tornou-se bastante comum nos anos 70 devido à popularização do conceito de curva de experiência, consiste em atingir a liderança no custo total em uma indústria por meio de um conjunto de políticas funcionais orientadas para esse objetivo básico. Uma posição de baixo custo produz para a empresa retornos acima da média em uma indústria apesar da presença de intensas forças competitivas. A posição de custo dá à empresa uma defesa contra a rivalidade dos concorrentes, porque os seus custos mais baixos significam que ela ainda pode obter retornos depois que os seus concorrentes tenham consumido os seus lucros na competição.
    A diferenciação é diferenciar o produto ou o serviço oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado único no âmbito de toda a indústria. A diferenciação, se alcançada, é uma estratégia viável para obter retornos acima da média em uma indústria porque ela cria uma posição defensável para enfrentar as cinco forças competitivas, embora de modo diferente do que na liderança de custo. Proporciona isolamento contra a rivalidade competitiva devido à lealdade dos consumidores em relação à marca como também menor sensibilidade ao preço.

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  3. Um dos objetivos permanentes de uma  empresa é   selecionar os mercados cujo sistema de oportunidades/ameaças, melhor maximize  seus pontos fortes e minimize os pontos fracos.
    Estratégia, segundo Mintzberg, trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados.
    Existem 2 tipos de estrategia, diferenciação :Quando os clientes reconhecem, num produto, diferenças (que não o preço) relativamente aos produtos da concorrência, pelas quais estão dispostos a pagar mais.
    E custo:Se o produto colocado no mercado, estiver a um custo inferior ao da concorrência por força de elementos como a localização, a inovação tecnológica e as economias resultantes da experiência.
    O grau de sucesso na implementação dessas estratégias genéricas,  aumenta quando ocorrem sinergias que se traduzem por redução de custos e/ou potencializam o grau de diferenciação dos produtos disponibilizados..
    O grau de sucesso na implementação dessas estratégias genéricas,  aumenta quando ocorrem sinergias que se traduzem por redução de custos e/ou potencializam o grau de diferenciação dos produtos disponibilizados.

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