quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Estratégias competitivas


A primeira bomba de gasolina de baixo custo de Lisboa acaba de abrir na zona do Campo Grande. Pertence à empresa Rede Energia e promete grandes descontos durante o dia e descontos ainda maiores durante a noite (entre as 22h e as 7h), mediante pagamento Multibanco.  Por enquanto a Rede Energia pratica descontos de cerca de 10 cêntimos por litro face aos preços das restantes companhias. Para continuar a ler clicar  aqui.

6 comentários:

  1. “No limiar do século XXI, as empresas que não tiverem uma visão clara de como ser diferentes e únicas, serão devoradas pela concorrência” - Michael Porter.

    Atualmente o modo como uma empresa decide comportar-se no mercado visa as estratégias e posições dos seus competidores de modo a ganhar uma vantagem competitiva, designa-se por estratégia competitiva.
    Pondo isto, a vantagem competitiva passa da oferta de mais valor para os clientes do que para os concorrentes, esse valor consiste em oferecer benefícios aos clientes, pelo mesmo preço dos concorrentes, ou então oferecer benefícios por um preço inferior. Através desta oferta a empresa ganha desde logo uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes sendo que esta vantagem deve ser: única, difícil de imitar, sustentável e superior à competição.
    Contudo, para uma empresa alcançar uma vantagem competitiva deve focar-se no cliente, manter uma qualidade superior, uma distribuição ampla, reputação positiva, técnicas de produção de baixo custo e uma equipa com funcionários de excelência que se disponham a ajudar os clientes em todas as suas dúvidas e dificuldades. No mercado sempre irá existir competição entre as empresas, por isso é essencial o posicionamento da empresa no mercado, definir a estratégia competitiva de modo a conseguir vantagens competitivas em relação aos concorrentes, como o sucesso e é importante prever e antecipar e não reagir ao mercado e aos concorrentes.

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  2. Existem dois tipos de estratégias que servem a uma empresa de base para se tornarem líderes e atingirem os seus objetivos: as estratégias genéricas que abrangem todo o mercado e as estratégias focadas que são aquelas que abrangem apenas um tipo ou alguns tipos de segmentos restritos.
    Dentro das estratégias focadas podemos subdividir em estratégias focadas baseadas na diferenciação, ou seja, é feita uma aposta na qualidade do produto ou então uma estratégia focada baseada nos custos em que há a preocupação não com a máxima qualidade do produto mas sim no menor custo do produto possível.
    O exemplo das gasolineiras de baixo preço é um grande exemplo de uma estratégia baseada nos custos em que a empresa aposta em conseguir fabricar o produto a uma qualidade razoável mas a um menor preço do que as gasolineiras normais. Através do baixo custo a empresa espera conseguir angariar o maior número de clientes possíveis e conseguir assim fazer face às grandes gasolineiras que ultimamente têm feito uma harmonização de preços a um valor alto o que se torna insustentável para uma grande parte da população devido à crise económica atual. Há ainda estudos que comprovam que o produto das gasolineiras de baixo custo e das grandes gasolineiras é igual. Outro grande exemplo de uma empresa com uma estratégia baseada nos custos é a Fabio Lucci que não aposta na qualidade dos produtos têxteis que produz mas sim no baixo preço dos produtos.

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  3. Os conceitos básicos de estratégias competitivas estão associados a duas questões centrais: a atractividade do sector e a posição da empresa dentro dele. Para MICHAEL PORTER, estas duas questões sofrem influências de cinco forças competitivas, que são: a rivalidade entre os concorrentes, as ameaças dos novos entrantes, a pressão dos produtos substitutos, o poder de negociação dos fornecedores e o poder dos compradores.
    A questão central da estratégia competitiva depende da posição relativa dentro da indústria ou sector que pertence a empresa. Com base nesse pressuposto, Porter descreve estratégia competitiva como o conjunto de ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensiva numa indústria ou grupo estratégico, para enfrentar as cinco forças competitivas e, assim, obter um retorno sobre o investimento maior para a empresa.

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  4. Estratégia competitiva é o conjunto de planos, políticas, programas e ações desenvolvidos por uma empresa ou unidade de negócios para ampliar ou manter, de modo sustentável, suas vantagens competitivas frente aos concorrentes.
    Na minha opinião é benificiar os clientes com valores iguais aos competidores ou então com valores mais baixos ainda.

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  5. O termo de estratégia competitiva é frequentemente utilizado na estratégia empresarial e vice-versa. Estratégia competitiva refere-se a como a empresa decide competir num mercado em respostas às estratégia e posições dos seus competidores de modo a ganhar uma vantagem mais competitiva e sustentável.
    O posicionamento estratégico da empresa, através da escolha de uma estratégia competitiva, é a definição das vantagens competitivas sustentáveis a serem desenvolvidas ou aproveitadas, a partir das competências e recursos disponíveis na empresa.

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  6. Podia-se falar neste exemplo sobre a qualidade ou a quantidade, mas tendo em atenção o ultimo paragrafo que diz que o produto é da mesma qualidade visto que é refinado no mesmo local, não podemos dizer que a estratégia aqui passa por uma destas duas vertentes. Penso que a estratégia de este posto de abastecimento é vender mais, tendo uma menor margem de lucro de outros postos de abastecimento. Uma estratégia competitiva tem de estar inserida numa destas três vertentes, diferenciação, liderança de custo ou foco. Esta empresa está inserida na liderança de custo e sem duvida que é uma mais valia para todos os seus clientes que la abastecem os seus carros.

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