sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O ROE

O ROE, cuja designação deriva das iniciais da expressão anglo-saxónica "return on equity", é também designado por Rendibilidade dos Capitais Próprios, e corresponde ao rácio entre o valor dos resultados líquidos (diferença entre proveitos e custos) obtidos por uma empresa num determinado período, cujo valor é retirado do mapa de demonstração de resultados correspondente, e o valor dos seus capitais próprios existente no final desse mesmo período, retirado do mapa de balanço correspondente.
Sendo calculado dessa forma, o valor do ROE permite a obtenção de indicações acerca da forma (grau de eficiência) como os investimentos dos detentores de capital de uma empresa estão a ser geridos. Para continuar a ler clicar aqui.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tendo em conta que os activos podem ser financiados tanto por capitais próprios, como por capitais alheios, é do interesse dos accionistas conhecerem a rentabilidade não só da totalidade do capital investido (activo), mas ainda da parte que foi financiada por si (capitais próprios). O ROE dá a conhecer a capacidade de a empresa gerar lucros a partir dos capitais investidos pelos accionistas, ou seja, a remuneração que os mesmos geram.
    Este rácio de Rentabilidade dos Capitais Próprios é representado por Return on Equality (ROE). Quanto maior o rácio, maior é a remuneração do accionista e, deste modo, a sua capacidade para remunerar o capital investido, e vice-versa.

    ROE = ( Resultado Líquido / Capital Próprio ) * 100

    ResponderExcluir
  3. Para analisarmos uma empresa podemos fazê-lo através de várias formas sendo a mais fidedigna e viável a utilização dos rácios que se baseiam no quociente de dois indicadores da empresa. Assim podemos analisar quantitativamente a empresa. Estes rácios permitem também às empresas se gerirem de melhor forma.
    O ROE, return on equity, é um rácio de rendibilidade e um dos mais importantes e mostra-nos a rendibilidade dos capitais próprios de uma empresa pois relaciona os resultados líquidos que podemos aferir na demonstração de resultados e os capitais próprios retirado do balanço e é expresso em percentagem. Quanto maior for o valor do resultado maior é a capacidade da empresa gerar lucros a partir dos seus capitais próprios e dos capitais investidos pelos acionistas, ou seja, a capacidade da empresa gerar resultados e a sua eficiência de gestão. Este é um importante indicador também para os acionistas pois podem aferir o risco em investir na empresa e a consequente rendibilidade esperada.

    ResponderExcluir