domingo, 27 de janeiro de 2013

Crédito à habitação


Comprar uma casa é provavelmente o compromisso financeiro mais duradouro da sua vida. É, por isso, importante que se informe, aconselhe  e que estude com atenção as propostas que os bancos lhe apresentam.  

 Esta publicação pretende ajudá-lo a compreender e a refletir sobre a informação que os bancos lhe dão, a conhecer os seus direitos quando decide contratar um empréstimo à habitação e como deve proceder na comparação de propostas de crédito alternativas.  Para saber mais clicar aqui.

3 comentários:

  1. Um crédito à habitação é um contrato entre uma instituição de crédito registada no Banco de Portugal e uma ou várias pessoas individuais. Este contrato é por norma redigido inteiramente pelo Banco e define os termos e condições do empréstimo, em particular os direitos e os deveres do devedor. Para quem quer comprar casa é uma das decisões mais importantes que irá tomar durante a sua vida.

    Um crédito à habitação pode ser utilizado para três finalidades:
    •Para compra, construção, e realização de obras em habitação própria permanente, secundária ou para arrendamento;
    •Para compra de terrenos para construção de habitação própria; e
    •Para outras finalidades desde que o imóvel este dado como garantia hipotecária relativos a outros contratos de crédito anteriores celebrados com o mesmo banco.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário do colega.
    No entanto, podemos ainda referir que este tipo de crédito difere dos restantes créditos pessoais na sua finalidade e no prazo, centrando-se os prazos entre 25 e 30 anos.
    No crédito habitação existe limitações e coberturas tais como: o banco não financia a totalidade do investimento, salvaguardando eventuais desvalorizações dos imóveis; são concedidos com garantia real (hipoteca do imóvel); e ainda exigido seguro de vida, seguro do imóvel e em alguns casos seguro de emprego.
    As modalidades do crédito habitação podem ser de taxa fixa, na qual a prestação mantém-se ao longo do prazo, independentemente da taxa de mercado. Na taxa variável, a mesma acompanha as variações do mercado e a prestação acaba por ser actualizada periodicamente (3,6 meses ou 1 ano).

    ResponderExcluir
  3. O Crédito Habitação, não é nada mais do que uma das variantes disponíveis por parte das Instituições de Crédito, para quem tem o sonho de ter um bem cujo valor é demasiado elevado e nem sempre é possível de adquirir de outra forma. Contudo, são impostas algumas limitações para a sua aquisição como:
    - apenas o financiamento apenas de 80% do valor do bem;
    - é necessária uma hipoteca ...;
    Como qualquer outro tipo de créditos, este tem o seu lado negativo e positivo. Cabe há pessoa em questão avaliar se ao contrair este tipo de crédito, se estará a fazer o melhor mesmo sendo uma vontade sua em adquirir algo que de outra forma seria impossível.

    ResponderExcluir