quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Empreendedorismo

Os portugueses ficam divididos quando se confrontam com a pergunta: se pudesse escolher, preferia ser empregado ou trabalhar por contra própria? Perto de metade (49%) optaria por este último, enquanto 47% escolheriam ser trabalhador por conta de outrem, revela um inquérito do Eurobarómetro publicado nesta quarta-feira. Mas se são mais os que desejam, em teoria, ter o próprio negócio, a maioria indica que este pode não ser o melhor caminho. Do Público. Para continuar a ler clicar aqui.

8 comentários:

  1. Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projecto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar. O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos. Podemos citar como características do empreendedor:
    - Criatividade
    - Capacidade de organização e planeamento
    - Responsabilidade
    - Capacidade de liderança
    - Habilidade para trabalhar em equipa
    - Gosto pela área em que atua
    - Visão de futuro e coragem para assumir riscos
    - Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio
    - Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas)
    - Saber ouvir as pessoas
    -Facilidade de comunicação e expressão
    A importância do empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento económico e melhorando as condições de vida da população. É também um factor importantíssimo na geração de empregos e renda.

    ResponderExcluir
  2. O empreendedor é estimulado pela auto-realização e pela ambição de assumir responsabilidades e tornar-se independente. Considera irresistíveis os novos empreendimentos e propõe sempre ideias criativas, que rapidamente reage com uma acção.
    As características que um empreendedor procura o auto-desenvolvimento são: auto-avaliação, autocrítica e controle do comportamento.

    O empreendedorismo é considerado uma análise para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projecto (técnico, científico, empresarial). É um termo que tem origem no termo empreender e simboliza: realizar, fazer ou executar.

    O empreendedorismo é essencial para o desenvolvimento e crescimento económico de um país e ainda da melhoria das condições de vida da população. Gera ainda o aumento de empregos.
    É uma atitude mental que engloba a motivação e capacidade de um indivíduo, isolado ou integrado numa organização, com o intuito de identificar uma oportunidade e para concretizar com o objectivo de produzir um determinado valor u resultado económico.

    ResponderExcluir
  3. O empreendedorismo consiste numa evolução a nível profissional ou empresarial com o intuito de gerar crescimento e resultados, avaliando a capacidade que cada entidade tem para identificar oportunidades e criar soluções que suportem a actividade a ser exercida. Joseph Schumpeter (importante economista da primeira metade do século XX) diz que é empreendedor aquele que movimenta a sociedade e a inova. Ou seja, o empreendedor tem como objectivo a produção de bens/serviços, tem foco num determinado mercado e visa satisfazer as necessidades dos consumidores ampliando as potencialidades de negócio que afectem o seu meio envolvente. Actualmente, o empreendedorismo tem especial importância no sector empresarial, sendo este objecto de aumento da competição entre organizações. Aqueles que têm espírito empreendedor, com recursos financeiros insuficientes, e que ainda não estão a actuar no mercado, podem recorrer ao que hoje se designa como: Business Angels. São pessoas com experiência na área em questão que irão apoiar o empreendedor com smart money (capital inteligente). Esta entrada de capital é considerada capital inteligente, pois, além do apoio financeiro, estes investidores, irão apoiar o empreendedor com o seu know how: definindo estratégias, segmentando o mercado, aplicando técnicas de gestão, entre outros. Contudo, os projectos apresentados devem ser bem sustentados. "Em 2010, analisámos 120 projectos e investimos apenas em oito", afirma o Presidente da Associação Portuguesa da Business Angels. Um Business Angel é sempre atraído por uma boa equipa, por uma oportunidade perfeitamente identificada e por um projecto escalável. A definição das oportunidades é um factor de máxima importância para o desenvolvimento de projectos empreendedores. “Em tempos de crise, enquanto uns choram outros vendem lenços”.

    ResponderExcluir
  4. O conceito de empreendedorismo pode ter vários significados. No entanto, o que melhor o define é o facto de este consistir num crescimento tanto a nível empresarial e individual a fim de obter resultados. Ou seja, é um método que permite identificar a capacidade de alguém (empreendedor) possuir de capacidades para se insurgir no mercado, de forma a fazer com que esta evolua. Os elementos que são fundamentais a um empreendedor passam por este ter a capacidade e criar novos produtos, mesmo quando os já criados até podem ser suficientes para satisfazer as necessidades humanas; novos métodos de produção, melhorando a sua qualidade e reduzir o tempo de produção; abrir novos horizontes com a criação de novos mercados e por último, mas não menos importante a criação de novas formas de organização.
    Se o empreendedor reunir todas estas habilidades, estamos perante um caso de sucesso. Não quer dizer que não possam haver mais e com menos habilidades das que eu referi, mas é mais propício a alguém que as possuam por completo do que alguém que as tem pela metade.

    “bom é aquele que nunca fica satisfeito com o nível de sabedoria em que se encontra”

    ResponderExcluir
  5. O Empreendorismo revela-nos a capacidade de um ser humando conseguir por si próprio, construir um negócio, ondea visão missão e objectivos têm de estar presentes.
    É através do empreendorismo que a economia se move. Sem novos negócios, e sem novas visões, estamos estagnados.
    O ano passado compareci numa sessão, realizada pelo Manuel Serrão, um dos organizadores do Portugal Fashion, que partilhou algumas experiencias da sua vida no que diz respeito ao empreendorismo. Revelou-me que para sermos bons empreendedores antes de tudo temos escolher o nosso ramo, estudar bem o mercado onde nos vamos inserir , e depois, para além da gestão, também precisamos de uns pózinhos de Sorte. Com a crise actual, muitos portugueses viram no empreendorismo a possibilidade de começar de novo, explorarem novas matérias primas, e assim encontraram uma solução para a sua vida afectada pela conjuntura actual.
    O empreendorismo é um fenómeno, e nós, geração nova, temos de começar a olhar para o nosso futuro, a procurar saidas, e talvez esta seja uma. Criar, Inovar, sermos empreendedores.

    ResponderExcluir
  6. Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projecto e também significa criar empresas ou novos produtos, identificar oportunidades e transformá-las através de outros novos produtos, novos mercados, métodos, entre outros. O empreendedor é o responsável pelo empreendedorismo pois é aquele que movimenta a sociedade e a inova. Este tem como objectivo a produção de bens/serviços, tem foco num determinado mercado e visa satisfazer as necessidades dos consumidores ampliando as potencialidades de negócio que afectem o seu meio envolvente.O conceito de empreendedorismo foi utilizado inicialmente pelo economista Joseph Schumpeter, em 1950.

    ResponderExcluir
  7. Empreendedorismo significa criar empresas ou produtos novos, agregar valor, é saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo.
    Empreendedorismo é criar riqueza através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de criar para gerar lucro para a organização, e valor para o cliente.
    Todas estas características e muitas outras fazem de alguém um empreendedor.
    Segundo o dicionário Priberam de Língua Portuguesa, a definição e conceito de empreendedorismo é “Atitude de quem é empreendedor, que é quem, por iniciativa própria, realiza acções ou idealiza novos métodos com o objectivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer actividades de organização e administração”.
    Para ser empreendedor é preciso antes de ter uma boa ideia e ter também um perfil comum ás pessoas líderes-natas e com visão empreendedora apurada.
    Para ser empreendedor é preciso ter perfil e espírito favorável para isso, ter visão para os negócios, saber o que fazer, no que melhorar, admitir erros e nunca deixar de acreditar no próprio empreendedorismo interior.
    Um empreendedor pode realizar pequenos ou grandes empreendimentos, sem ser classificado em um grau de empreendedorismo. Às vezes, o sujeito “grande” teve mais sorte. Esteve no lugar certo e na hora correta.

    ResponderExcluir
  8. Empreendedorismo:

    Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projecto. Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.

    Algumas características do empreendedorismo:

    • Criatividade;
    • Capacidade de liderança;
    • Trabalho em equipa;
    • Saber ouvir as pessoas;
    • Facilidade de comunicação ou expressão;

    Qual a importância do empreendedorismo hoje em dia?

    1) O empreendedor é o responsável pelo crescimento económico e pelo desenvolvimento social. Por meio da inovação, dinamiza a economia.
    2) O conceito de empreendedorismo implica a ideia de sustentabilidade, trata não só de indivíduos, mas de comunidades, cidades, regiões, países.
    3) O empreendedorismo é a melhor arma contra o desemprego.
    4) Segundo Timmons, o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a Revolução Industrial foi para o século 20.

    ResponderExcluir