terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Alemanha paga a jovens para estudar...

Se está desempregado e tem entre 18 e 35 anos esta pode ser a sua oportunidade. É um programa inovador que é a porta de entrada certa para quem quer ir trabalhar para a Alemanha. Uma bolsa de formação que pode chegar aos 800 euros por mês, um curso intensivo gratuito de alemão e um emprego garantido no final da formação. Estas são as condições oferecidas aos portugueses destas idades que queiram ir para a país. Os jovens não licenciados terão que frequentar os cursos do sistema dual. A formação, com a duração de três anos, prevê que a semana de formação seja repartida na sala de aula e no estágio em empresas. No final deste curso os jovens poderão obter um emprego nas empresas em que estagiaram ou noutras companhias. Ler na íntegra aqui.

3 comentários:

  1. A Alemanha esta a proporcionar aos jovens portugueses uma oportunidade única na qual podem vir a ter sucesso no futuro. vejo esta noticia como uma oporunidade e uma posterior aposta na formação pessoal. é pena que o estado portugues não proporcione aos seus habitantes destas formações pois era uma forma da economia portuguesa atingir um grau de sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Joana na questão de que a Alemanha esteja a proporcionar uma grande oportunidade para os jovens portugueses. Se formos a pensar bem, Portugal atinge valores recordes no que diz respeito a taxa de desemprego, estando assim, já nos 16%, se não me engano. Com o fraco crescimento económico que está a atravessar o nosso país, torna-se cada vez mais aliciante ir trabalhar para o estrangeiro. Muitos dos nossos jovens, e como muitos de nós, pensam em fazer as malas e partir para uma estabilidade económica, mas será essa a melhor alternativa?
    Quanto à questão, de que se em Portugal se tivesse uma oportunidade desta podíamos atingir uma economia de um grau de sucesso, não concordo. Pois o sucesso do país e da nossa economia melhorar não passa por ai.

    ResponderExcluir
  3. Tendo em conta que o estado do nosso país não é o melhor e que o nível de desemprego está elevadíssimo e cada vez aumenta mais, as perspectivas para viver e trabalhar em Portugal não são as melhores. Ir trabalhar para fora do país é então uma opção que cada vez mais portugueses ponderam. Embora seja cada vez mais difícil, visto que a crise não afecta só a nós, e alguns países, como por exemplo a suíça, cada vez põe mais entraves à entrada de pessoas de fora, emigrar não deixa de ser uma opção muito viável e que nos parece trará melhores condições à nossa vida.
    A oferta que a Alemanha está a propor parece muito interessante pois pode facilitar a entrada no país e oferece boas perspectivas de futuro. No entanto não nos podemos esquecer que o nível de vida na Alemanha é superior ao nosso e os 800€ por mês podem não ser suficientes. Ao tomar a decisão de emigrar é muito importante conhecer bem o país para onde se pretende ir, perceber a sua cultura, os seus costumes e nem sempre é fácil a adaptação, mas acima de tudo é importante nunca esquecer que para ganhar na vida é sempre necessário muito esforço e trabalho e emigrar não é só ter uma vida melhor, é lutar por isso e estar preparado para muitos momentos difíceis.

    Élio

    ResponderExcluir