terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Conta Corrente Caucionada

O banco concede um limite de crédito através de uma conta crédito. Este limite é disponibilizado à sua empresa em regime de reutilização, durante um período de tempo estabelecido e mediante o pagamento de uma remuneração também acordada. Para saber mais clicar aqui.

4 comentários:

  1. Este tipo de contas é utilizado para evitar a situação de descoberto nas contas correntes que envolvem taxas elevadas normalmente compreendidas entre os 20 e os 25 %. Nesta conta o banco autoriza que uma dada empresa saque até um dado limite com o intuito de cobrir o suposto descoberto na sua D.O. temporariamente. Esta conta tem um prazo de 180 dias podendo ser renovada. Tem o nome de “Caucionada”, uma vez que no momento do contrato é entregue uma Livrança Caução que apenas tem a assinatura do subscritor, podendo esta ser preenchida pelo banco consoante o valor em dívida. Esta livrança tem o aval dos sócios e conjugues, sendo aqui representada a principal garantia.

    ResponderExcluir
  2. A conta corrente caucionada é uma das fontes de financiamento bancário com carácter de curto prazo e caracteriza-se pelos seguintes aspectos fundamentais: é estabelecido um limite de crédito por parte da entidade bancária; criação de uma conta paralela a partir da qual são efectuados os movimentos articuladamente com a conta à ordem, normalmente a validade é de 180 dias renováveis, os juros são calculados diariamente em função do capital emprestado em cada momento e cobrados periodicamente na conta à ordem da empresa, há por vezes a exigência de uma garantia por parte da entidade bancária (livrança com aval dos sócios), sendo esta situação a que faz com que se esteja perante uma conta corrente caucionada. Esta é uma das formas de financiamento a curto prazo que as empresas têm ao seu dispor.

    ResponderExcluir
  3. A conta corrente caucionada consiste num limite máximo de crédito que a empresa pode movimentar, conforme as suas necessidades de tesouraria. Vantagens para a empresa o cliente pode dispor do crédito com flexibilidade seguindo as suas necessidades, custo é proporcional à utilização dos fundos. As movimentações da conta corrente são efetuadas mediante a comunicação do cliente, na forma prevista no contrato, as movimentações a débito, pelas utilizações, e a crédito, pelas amortizações, são efetuadas por transferências para e da conta deposito à ordem. Constitui uma forma de financiamento particularmente adaptado às necessidades de capital circulante de pequenas e médias empresas.

    ResponderExcluir
  4. A conta corrente trata-se de um apoio financeiro de curto prazo, através do qual o cliente vai utilizando os fundos de acordo com as suas necessidades de tesouraria. Neste contrato o Banco obriga-se a ter à disposição do seu cliente fundos, até determinado montante, por período de tempo determinado ou indeterminado. Não existe nenhuma obrigatoriedade de utilização d crédito, sendo que o cliente só tem de reembolsar ao Banco o Montante de crédito utilizado. Os juros são calculados pelo montante de crédito utilizado, podendo no entanto, a instituição cobrar uma comissão pelo saldo não utilizado. Por norma, a abertura de crédito em conta corrente não tem associado qualquer plano de amortização pré-definido e a sua renovação é automática, por idênticos e sucessivos períodos de tempo se nenhuma das partes denunciar o contrato no prazo mínimo contratualmente estabelecido (entre 15-45 dias que antecedem o termo do período).

    ResponderExcluir