terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Break even point


Break even point, também conhecido por ponto morto das vendas, é um modo simples e eficaz de medir a rentabilidade (ou prejuízo) de uma empresa. Permite-nos, de igual modo, efectuar simulações alterando as variáveis de cálculo. Uma análise cuidada permite definir, para uma determinada estrutura de custos fixos e um determinado peso de custos variáveis, qual o volume de negócio necessário para atingir uma dada rentabilidade. O break-even point corresponde ao valor das receitas da empresa que se equipara aos respetivos custos (fixos e variáveis). Neste ponto a empresa nem perde nem ganha dinheiro. Acima do break even point a empresa terá lucros e abaixo dele terá prejuízos.
Quantas das nossas empresas têm uma ideia sobre o valor do respectivo break even point?

5 comentários:

  1. Num mercado competitivo, as organizações/empresas procuram formas cada vez mais rentáveis de avaliar o seu desempenho diante das oscilações do mercado. O ponto de equilíbrio é uma das principais ferramentas para a análise do custo volume lucro. Define-se o ponto de equilíbrio como o número de unidades que precisam de ser vendidas para uma empresa atingir o equilíbrio, ou seja, obter um resultado que não implique em lucro ou prejuízo mas sim um resultado zero. Esta ferramenta representa o nível de volume de vendas para que a empresa iguale os seus gastos totais (custos e despesas). Pode ser determinado tanto em quantidade quanto em receita total. Se os níveis de receita ou volume de vendas que estiverem acima do ponto de equilíbrio representam o lucro da empresa, assim como a receita e ou volume de vendas abaixo do ponto de equilíbrio representará perdas para a empresa.

    ResponderExcluir
  2. O “break even point” conhecido em português por ponto crítico das vendas é um conceito que fornece-nos muitas informações importantes, pois o ponto crítico das vendas mostra-nos o volume de vendas para o qual os lucros igualam a custos totais conduzindo a um resultado nulo, e também, o volume de vendas que permite a obtenção de uma margem de contribuição suficiente para a cobertura de custos fixos. No fundo o ponto crítico é o ponto a partir da qual a empresa começa a obter lucro/rentabilidade.

    ResponderExcluir
  3. O break even point representa a quantidade de bens e serviços que uma empresa tem de vender de forma a que o valor total dos proveitos obtidos com as vendas iguala o total de custos ,em que a empresa incide para produzir e comercializar essa, mesma quantidade. Desta forma, o ponto crítico de vendas, os lucros são nulos, tornando-se positivo para quantidades superiores e negativos para quantidades inferiores.


    ResponderExcluir
  4. No seguimento do comentário de apresentação do tema, considera-se o cálculo do Break-Even-Point (BEP) essencial para a gestão funcional de uma empresa. Permite deste modo responder a questões que possam surgir ao longo da vida de uma organização, tais como: se o preço de vende de um produto diminuir em que proporção é necessário aumentar as vendas de modo a manter o mesmo lucro?; se os custos de produção aumentarem em que proporção deve a empresa aumentar as vendas ou preço do produto de modo a realizar o mesmo lucro?; em que medida se devem diminuir custos (fixos) de modo a manter o lucro?; entre outras. Só é possível responder as estas perguntas através do cálculo do BEP porque este relaciona os custos fixos (salários, rendas, ...) com os custos variáveis (variam de acordo com o volume de vendas ou de produção). Quando uma organização tem em consideração este cálculo, pode a qualquer momento verificar que modificações pode realizar no ciclo produtivo de modo a manter o lucro, impulsioná-lo ou que modificações poderá efectuar, em caso de prejuízo, para reverter essa situação. O BEP é uma ferramenta útil que proporciona à empresa uma actividade mais eficaz e eficiente.

    ResponderExcluir
  5. O break even point ou ponto critico das vendas, é o momento a partir do qual o valor das vendas se encontra ao mesmo nivel que o valor das compras. É também desde esse instante, que as empresas começam a obter lucro. O seu cálculo é importante para que a empresa possa tirar as conclusoes no que diz respeito às suas compras e vendas e em que proporçoes deve agir para obter um maior lucro.

    ResponderExcluir