terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Literacia financeira


Questionados sobre o conceito de Euribor, apenas 9% dos inquiridos respondem com rigor e apenas 17% revelam saber o significado do spread"
Do Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa promovido pelo Banco de Portugal que pode ser lido na íntegra aqui.

10 comentários:

  1. A literacia financeira é a capacidade que os consumidores têm para tomarem as suas decisões financeiras, desde a gestão do seu orçamento familiar, ao planeamento de despesas e escolha de serviços e produtos financeiros adequados, à aplicação de poupanças e recurso ao crédito em condições que lhes sejam mais proveitosas.
    Na atualidade há uma preocupação generalizada com o nível de literacia financeira dos cidadãos, na medida em que, a falta de literacia financeira pode ter consequências graves na economia familiar e um forte impacto para a estabilidade dos mercados financeiros, por isso a educação financeira deve ser concebida para sensibilizar os alunos para o mundo em que vivem.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A crise financeira veio realçar a importância da literacia financeira na tomada de decisões pelos clientes bancários como forma de promover a eficiência e estabilidade no sistema financeiro, isto é, é necessário por parte dos clientes ter conhecimento dos conceitos financeiros básicos, pois é fulcral para uma boa gestão do dinheiro e do orçamento familiar, permitindo tomar decisões sensatas na sua gestão.
    O Banco de Portugal elaborou um inquérito sobre a literacia financeira, que permite aos cidadãos a tomada de decisões financeiras. Conforme esse inquérito, a maioria das pessoas não tem conhecimento de conceitos fundamentais para uma vida financeira mais desenvolvida e ciente, no que pode traduzir um funcionamento menos eficiente no mercado financeiro.
    Nesta perspectiva, as pessoas mais informadas acerca de assuntos financeiros tem uma melhor capacidade de compreender informação que lhes é transmitida pelas instituições financeiras, estando assim a par das ocorrências.

    ResponderExcluir
  4. Literacia financeira é ter cidadãos instruídos e informados sobre temas e conceitos financeiros básicos e úteis à gestão do dinheiro e orçamento familiar para que possam tomar decisões económicas e financeiras fundamentadas, sensatas e estáveis, que contribuam para a sua qualidade de vida e para a estabilidade macroeconómica.
    A literacia financeira é a capacidade que os consumidores têm para a tomada de decisões financeiras informadas, desde a gestão do seu orçamento familiar, ao planeamento de despesas e escolha de serviços e produtos financeiros adequados, à aplicação de poupanças e recurso ao crédito em condições que lhes sejam mais vantajosas.
    As pessoas devem adquirir competências financeiras na sua vida o mais cedo possível e a escola desempenha um papel fundamental nesta educação.

    ResponderExcluir
  5. Nem toda a população tem uma noção básica do que se trata a literacia financeira. A literacia financeira trata-se de os cidadãos serem sabedores e encontrarem-se informados sobre temas e conceitos financeiros básicos, úteis à gestão do seu dinheiro e do seu orçamento familiar. Isto será muito importante para que estes possam vir a tomar decisões económicas e financeiras fundamentais, acertadas e firmes, que contribuam para a uma qualidade de vida estável e económica. Após o “degredo” do resultado do inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa promovido pelo Banco de Portugal ninguém melhor do que nós, alunos do Instituto de Formação Bancária, visto que nos encontramos a frequentar esta área, para alertar e trespassar conhecimentos básicos para os nossos familiares mais próximos com o intuito de os alertar para situação do nosso país.

    ResponderExcluir
  6. Um dos desafios que se coloca ao setor bancário é o de contribuir para o aumento dos níveis de conhecimentos financeiros e promover a adoção de comportamentos adequados, de forma a fomentar o bem estar da população.
    E não é por falta de informação, muitas vezes, poem este tipo de assuntos de parte. Ou seja, a literacia financeira é como a crise, quando toca a nós só aí vamos ter atenção, mas está errado pois estes conceitos são importantes para o quotidiano dos cidadãos.

    ResponderExcluir
  7. A literacia financeira é a autonomia e a capacidade que os cidadãos/consumidores tem para tomarem as suas próprias decisões financeiras, trata-se também do conhecimento que os consumidores tem sobre gestão do orçamento familiar.
    Este conhecimento torna-se útil pois assim , as famílias conseguem sustentarem-se a elas próprias , sem o recurso a créditos.
    Hoje em dia dá-se muita importância a literacia financeira pois a falta dela pode trazer problemas económicos às famílias.

    ResponderExcluir
  8. Literacia financeira significa ter cidadãos instruídos e informados sobre temas e conceitos financeiros básicos e úteis à gestão do seu dinheiro e do seu orçamento familiar para que possam tomar as decisões que mais se adaptam ao seu perfil, estas decisões devem ser estáveis para que contribuam para uma melhor qualidade de vida. Assim sendo, um dos desafios que se coloca ao sector Bancário é arranjar maneira de contribuir para o aumento do conhecimento dos seus clientes e promover a adaptação dos mesmos de forma a criar bem estar e satisfação por parte dos clientes e do sector financeiro.

    ResponderExcluir
  9. Cada vez mais é essencial que os cidadãos estejam minimamente instruídos relativamente aos diversos temas financeiros, com que somos diariamente "bombardeados" pelos mais diversos meios de comunicação. Atendendo à crise económica que se vive actualmente, é muito importante que a informação fornecida pelos media seja perceptível aos cidadãos para que estes se possam precaver no que diz respeito à sua situação económica. Desta forma, podemos entender o tema "literacia financeira" como sendo cidadãos instruídos e informados sobre temas e conceitos financeiros básicos e úteis à gestão do dinheiro e orçamento familiar para que possam tomar decisões económicas e financeiras fundamentadas, sensatas e estáveis, que contribuam para a sua qualidade de vida e para a estabilidade macroeconómica.

    ResponderExcluir
  10. Literacia Financeira basicamente é o fato de os cidadãos terem conhecimentos económicos bem fundamentados, de forma a conseguirem gerir o seu dinheiro, o seu dia-a-dia, tomarem decisões e compreender tudo aquilo pelo que estamos a passar no país neste momento a nível económico.
    O setor bancário, setor que engloba o setor económico e financeiro, é bastante complexo, contém várias menções que a maioria da população desconhece, mas que no entanto o seu conhecimento é vital.
    À medida que o tempo vai avançando, à medida que ultrapassamos esta crise económica a nível mundial torna-se cada vez mais fundamental que os cidadãos obtenham literacia financeira.
    Se obtiverem estes conhecimentos, estarão de certa forma orientados para conseguirem “sobreviver” às dificuldades económicas.

    ResponderExcluir