terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Portugal e o outsourcing


Portugal figura nesta lista ao lado de outros seis países europeus - Irlanda, Espanha, País de Gales, Irlanda do Norte, Escócia e Israel - à frente dos quais estão 30 países emergentes, de acordo com o estudo "Gartner's 30 Leading Location for Offshore Services, 2013", recentemente publicado.Portugal é referenciado por analistas internacionais como "alternativa viável/sólida" no sector. Mais do que nos anos anteriores, o país é apontado como claramente desenvolvido e preparado para prestar serviços, não só pela via da exportação de soluções das empresas portuguesas, como através da canalização de investimento estrangeiro para Portugal. Para continuar a ler clicar aqui.

5 comentários:

  1. Outsourcing (em inglês, "Out" significa "fora" e "source" ou "sourcing" significa fonte) designa a ação que existe por parte de uma organização em obter mão-de-obra de fora da empresa, ou seja, mão-de-obra terceirizada. Está fortemente ligado à ideia de subcontratação de serviços. Por outras palavras o "Outsourcing" é a transferência das atividades conhecidas como atividades meio, e nunca as atividades fins (produto final), para uma empresa terceirizada.
    Os Portugueses são conhecidos como o povo mais desenrascado, desempenhando qualquer tarefa sem problema algum. Por isso, maior parte das grandes empresas portuguesas utilizam este meio para expandir o seu negócio, através dos seus funcionários com grande qualidade potencialidade. Este vem trazer prestigio a Portugal, e este pequeno país estar em 13º numa lista de grandes países Europeus e Mundiais é um motivo de orgulho.

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  2. O outsourcing consiste num processo através do qual uma determinada organização contrata outra, com o intuito de manter com a mesma um relacionamento mútuo benéfico, de médio a longo prazo. Visa o desenvolvimento de uma ou mais actividades, que a organização contratante não pode ou não lhe convêm desempenhar e que a subcontratante é especialista.
    Em Portugal, existe a Associação Portugal Outsourcing, que agrupa as maiores empresas do País em Outsourcing de TI e de Processos, e que visa a dinamização do sector e ainda promovê-lo como um impulsionador da economia nacional.
    Esta Associação tem como principais objectivos:
    Divulgar a actividade e a oferta do outsourcing em Portugal;
    Representar o setor junto dos principais agentes económicos;
    Promover as melhores práticas na prestação de serviços de outsourcing;
    Dinamizar a criação de centros de competência em Portugal.

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  3. A palavra Outsourcing em inglês, “out” é igual a fora e “sourcing” seria fonte, então dá idéia de um serviço terceirizado. Algumas pessoas realmente confundem Outsourcing com terceirização de serviços, mas há algumas características que diferenciam essas duas atividades, a principal delas é que outsourcing seria mais voltado para atividades fora do país e terceirização é utilizado somente no ambiente nacional.
    Nas vantagens de se contratar um serviço de outsourcing, podemos destacar a redução de custos, melhor qualidade das impressões, padronização do setor, mais tempo para a empresa se dedicar a outras áreas, entre outras.

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  4. Concordo com o comentário da Sara.
    A descoberta a moda do outsourcing, como solução simplificadora das complexidades da gestão. Numa primeira fase assistiu-se ao outsourcing dos serviços, o chamado back office, mas, pouco a pouco, quase tudo passou a poder ser comprado externamente. Rapidamente as grandes empresas deixaram de precisar de tantos engenheiros e quadros técnicos. O mesmo aconteceu aos fornecedores que começaram a limitar os seus clientes e a contratar financeiros, passando também muitas das suas competências tradicionais, bem como muitas das suas obrigações e custos, aos fornecedores, a maioria dos quais acabaram por ser esmagados pelas novas relações e regras entretanto criadas. Por exemplo, a alteração das condições de pagamento aos fornecedores permitiu a aquisição e a criação de novos grupos empresariais, pela via da alavancagem dos recursos financeiros adquiridos com o alongamento dos prazos de pagamento das empresas acabadas de comprar, frequentemente sem qualquer capital.

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  5. "Concentre-se no que faz melhor do que os rivais e entregue o restante a especialistas." Esta é a ideia-chave do conceito outsourcing.
    O aumento da competitividade dos mercados forçou as empresas a passarem a concentrar os seus melhores recursos no seu negócio vital, criando oportunidades de outsourcing de actividades, funções ou processos que não seriam sequer imagináveis: transporte, armazenamento, frotas, funções financeiras, sistemas informáticos, etc.
    Este alargamento da oferta e da procura alterou qualitativamente o conceito, dado que já não se está a tratar de actividades remotas ao negócio vital. Hoje, o conceito de outsourcing significa, em muitos casos, a celebração de uma verdadeira parceria estratégica entre o contratado e o contratante, assente em contratos de longo prazo que, em regra, duram de entre cinco e dez anos. Esta nova base contratual mais sólida é uma das razões que justificam a esperança que o outsourcing seja um dos maiores negócios do futuro.

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